Networking X Distanciamento Social: como ampliá-lo nessa fase?

Com a ameaça do Covid-19 ainda pairando no ar, surge um desafio a mais para aqueles que querem ampliar sua rede de contatos profissional com o objetivo de trocar experiências, informações e assim potencializar oportunidades através de relacionamentos.

Essa situação afeta não só aqueles que buscam desenvolver sua rede fora da sua empresa, com novos clientes ou fornecedores por exemplo, mas também àquelas pessoas que buscam desenvolver novas conexões dentro do seu ambiente de trabalho uma vez que o “corredor”, o local do “cafezinho”, entre vários outros,  já não são mais frequentados há bons meses devido ao distanciamento social necessário nesse período de pandemia.

É importante destacar que a digitalização das comunicações – aqui concentro olhares principalmente nas videoconferências, chamadas de voz e aplicativos de mensagens, ou seja, canais digitais – apesar de encurtarem distâncias, o que é bom, geram um estreitamento do canal de comunicação por uma limitação que o meio ainda apresenta. Explico: com telas limitadas tanto pelo seu tamanho quanto enquadramento, com as falhas frequentes, “delays” de som e imagem, isso quando não travam ou “caem”, a mensagem a ser trocada entre emissor e receptor é frequentemente afetada por ruídos que geram perdas a ambos comprometendo assim a comunicação.

Para enxergarmos bem o problema, pensem naquela situação em que duas pessoas, até então desconhecidas, buscarão construir um novo canal de comunicação: além do já citado aqui, caso esse contato não seja apoiado em uma destacada habilidade de comunicação de um dos interlocutores e muita boa vontade de ambos, as chances de se tornar desinteressante e enfadonho são grandes,o que levaria ao fracasso dessa tentativa. Comparativamente, imaginem essa situação em um “papo de cafezinho” ou outro lugar parecido em que você veja presencialmente seu interlocutor. Em situações assim, contamos com elementos de comunicação não verbais como: postura corporal, gestual, que nos ajudam a identificar, por exemplo, se aquele dia pode ser ou não um bom dia para se tentar uma aproximação, tornando assim essa experiência melhorar para todos os envolvidos.

Contudo, aqui cabe uma ressalva: para aquelas conversas mais técnicas, por exemplo entre pessoas de um mesmo time, tal perda pode chegar a ser imperceptível, a não ser quando a conexão efetivamente é interrompida ou “cai”.

Com base em relatos de pessoas com quem converso no mercado, listo abaixo cinco pontos que podem dar alguns insights para quem busca tal desenvolvimento através de canais digitais:

1) Partir de quem você já conhece e faz parte do seu network atual para pedir a essa pessoa que lhe apresente uma terceira pessoa com quem já tem contato e com a qual você buscará estabelecer um primeiro contato;

2) Antes de falar com o novo contato, pesquisar muito sobre a pessoa visitando seu perfil em redes sociais, pesquisando em buscadores e etc (aqui tudo conta, até checar seus gostos musicais no Youtube, por exemplo);

3) Caso não consiga uma ponte através de algum conhecido para lhe apresentar à determinada pessoa, reforço o item dois dessa lista e, ao buscar estabelecer esse primeiro contato, procurar abordar assuntos que você descobriu ser do interesse do interlocutor. Aqui vale até usar palavras, ou ideias que a própria pessoa esboçou em algum post ou texto publicado (técnica de mirroring ou espelhamento, uma das mais famosas de Rapport);

4) Ser verdadeiro, direto e tenha muito cuidado com as suas palavras, lembre-se: o meio é limitado e o outro lado pode estar vivenciando ruídos na mensagem que o estão atrapalhando no entendimento sem que você saiba, logo, o ideal é: evitar figuras de linguagens, ironias, principalmente aquelas em que sua atitude corporal ou tom verbal complementaria sua mensagem;

5) Inspirar motivação, energia e disposição. Falar com quem está bocejando, cansado, desanimado e etc, gera uma experiência negativa principalmente se essa pessoa for a que está buscando criar o canal de comunicação. Agindo assim, suas chances de fracasso nesse contato são exponencializadas. Inclusive para aqueles casos em que você só está digitando pois fazendo isso desanimadamente tende a refletir até nas palavras que você escolherá para compor sua mensagem.

Uma vez conseguindo o retorno do seu interlocutor significa que essa etapa foi concluída com sucesso mas imediatamente começa outra cujo impacto do conteúdo que você tem a partilhar será fundamental para a manutenção deste canal de comunicação, mas aí já é assunto para outro post 😉

E você? Identifica outros pontos além dos apresentados acima? Fique à vontade para compartilhar assim como outros insights sobre o assunto.