Pergunta de candidato: “Vale a pena contratar serviço de Outplacement?”

Recentemente fui questionado por um candidato que queria acelerar seu processo de recolocação: “vale a pena a contratação de um serviço de Outplacement?” Imaginando que essa troca de mensagens seja do interesse de outras pessoas, partilho minha resposta:

_______________________

Caro candidato,

Com o passar dos anos, realmente o número de pessoas que fazem esse tipo de serviço aumentou consideravelmente. É verdade que, juntamente com este aumento, cresceu também o número dos oportunistas e, como é difícil distinguir à primeira vista o “joio do trigo”, a minha recomendação é que você deixe de lado a pressão/ansiedade em querer se realocar logo (sei que não é fácil) e encare essa contratação de uma empresa de recolocação de profissionais como a contratação de qualquer outro serviço, ou seja: pesquise muito antes e não feche com o primeiro que lhe aparecer pela frente. Não é só uma empresa que faz esse trabalho, há várias no mercado e o ideal é você conhecer a maioria, pedindo um contato para entender melhor os serviços que eles lhe prestarão e cotar todas, minimizando assim seus riscos e frustrações e aumentando a assertividade.

Atenção a um ponto importantíssimo: numa situação dessas eu tomaria muito cuidado com as minhas próprias expectativas, por exemplo, acreditando que essa pessoa ou empresa contratada vá lhe arrumar uma oportunidade e que você não precisará fazer nada além de contratá-la e pagá-la. O normal e esperado é que essa pessoa lhe ajude orientando, ou seja, fazendo-lhe perceber melhor as coisas e lhe ajude a criar um plano de ações focado na sua realocação. Os passos a serem dados efetivamente rumo à vaga que você tanto deseja é você quem os dará. Sei que há situações em que, de fato, um profissional ajudou outro a se recolocar, o “indicando” para determinada vaga. Um headhunter mesmo faz isso constantemente, mas normalmente ele apresenta vários possíveis candidatos à posição para seu cliente que escolherá somente um ao final do processo. Portanto, garantir que determinado candidato vá conseguir determinada vaga é algo muito próximo do engodo.

Espero ter lhe ajudado.
Um abraço e boa sorte!