Recrutamento e Seleção (R&S) é um processo conhecido por muitos e dominado por poucos. Ao longo da minha atividade de Headhunter e até mesmo como profissional de empresas, percebi que um processo de R&S bem feito pode ser invalidado se houver falha na adaptação do recém-contratado.
Percebi também que as boas adaptações não dependem somente do tempo dispensado, que é quase inexistente em algumas corporações. Na realidade, elas são potencializadas pelo adequado entendimento, por parte do recém-contratado, da nova cultura corporativa e de seus desafios, alinhado isso tudo com as suas expectativas pessoais e profissionais. Aqueles que conseguem fazer isso da maneira mais completa demonstram maior segurança em assumir desafios e a arriscar um pouco mais, o que garante experiências profissionais mais completas e resultados superiores.
Exatamente para este momento, desenvolvi uma metodologia focada da adaptação do antigo candidato (e agora novo contratado), que se segue ao processo de R&S que desenvolvo. Ela embasa as três reuniões (em média) que serão conduzidas logo nos primeiros meses. O objetivo é promover maior engajamento do novo empregado com o novo ambiente e seus desafios, enfim, com a nova vida!
Ao trabalhar o Recrutamento, Seleção & Adaptação, alavancamos a adaptação do recém-contratado no exato momento em que todos os olhares se voltam a ele, ajudando-o a pavimentar uma carreira segura e de sucesso na nova companhia. Esta, por sua vez, tende a lhe dar mais espaço e ouvidos por reconhecê-lo como um profissional acima da média.